twitter
    Segue este blogue e vê o Mundo de outra forma :)

sábado, outubro 24, 2009

Why Ancient Egypt Fell

"Why Ancient Egypt Fell" trata-se de um documentário com o selo do Discovery Channel onde uma equipa de arqueólogos e cientistas tentam arranjar uma explicação para o colapso repentino e sem razão da civilização Egípcia, outrora uma das maiores civilizações do planeta Terra. A conclusão principal é que está grande civilização terá passado por um período de seca que fez com esta se desmorona-se, perdendo assim a sua toda a sua grandiosidade. É um bom documentário e para quem gosta da antiga civilização egípcia, como é um meu caso, vale mesmo a pena vê-lo. Este documentário está disponível no Youtube e é a prova de que com o estudo do nosso passado poderemos aprender com os erros anteriomente cometidos por estas grandes civilizações que outrora governaram a Terra e desta forma conseguirmos construír um futuro melhor. Não são necessárias grandes guerras e poderesos inímigos para derrubar a mais poderosa civilização, por vezes basta uma pequena mudança climática no nosso pequeno planeta. Será tarde de mais para solucionar as actuais alterações climáticas? Será que estas se irão agravar mais? Será que a solução de muitos dos nossos problemas se encontra no nosso passado? Gostaria de saber a vossa opinião acerca destes assuntos.


Depois disto só digo: o quê?! Será que o maior inimigo do Homem é mesmo ele próprio?

Um comentário:

Valentim Coelho disse...

Olá Rui,
um tema bem interessante este.
De facto eu tenho uma outra opinião sobre a decadência do Egipto. Eu acho que se deveu à "velhice" dessa civilização.
Como todas as civilizações, nascem, obtem o seu apogeu entrando depois em um periodo de decadência. Acho que aconteceu com todas sem excepções. Logo isso será um facto que não deve ser posto de lado.
Claro que há factores que aceleram a degradação das estruturas internas dos impérios, levando ao seu fim. No entanto não podemos esquecer que todas elas acabam por desaparecer mais cedo ou mais tarde e de certeza que a história se vai repetir no futuro com as novas civilizações.
bem, não me quero alongar, muito mais ficaria para dizer.....
Um abraço