Como este ano acabei de tirar o curso de Análises Clínicas e Saúde Pública e neste momento sou um dos muitos licenciados à procura do seu primeiro emprego, é natural de quando vemos o tempo passar e continuamos desempregados de nos pormos a pensar se o curso em questão teria sido a melhor opção. Eis então que me deparo com esta notícia que achei interessante e que decidi compartilha-la.
De acordo com a Lusa, que cita dados do Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais (GPEARI) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, na lista das 10 licenciaturas públicas com menor taxa de desemprego (considerando apenas cursos com mais de 25 alunos e não incluindo a Universidade Aberta) constam ainda o curso de Línguas e Literaturas Modernas (variante de Estudos Portugueses) da Universidade de Lisboa, Medicina Dentária em Coimbra e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico no Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Dito isto eu só gostava de ver que curso estará em 11º lugar, metendo quase as minhas mãos no fogo de como será o curso de Análises Clínicas e Saúde Pública do Instituto Politécnico de Bragança, uma vez que pelas minhas estatísticas, dos 40 e tal licenciados este ano, só 3,5 é já se encontram empregados (PS: 0,5 é um part-time LOL)!
Por outro lado, apenas sete dos 4.541 licenciados, nos últimos 10 anos, em Medicina nas universidades do Porto e Lisboa e em Engenharia Civil no Porto estava desempregados no final de 2008, o que faz destes os cursos com maior empregabilidade em Portugal. E depois disto eu digo porque raio não estudei mais no secundário! Com emprego quase totalmente garantido surgem ainda as licenciaturas em Ensino de Matemática na Universidade de Lisboa, coisa que não me surpreende uma vez que toda a gente "gosta" muito de Matemática, em Música (variante de instrumento) no Instituto Politécnico de Lisboa e em Educação de Infância na Universidade da Madeira, outra que também não me admira uma vez que o professor João Jardim já ensina a todas criancinhas da Madeira o que é a "democracia", poupando assim em Educadores!
Depois disto só digo: O quê?! Axo que devia de ter visto as notícias há 4 anos atrás!
Nenhum comentário:
Postar um comentário